Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

As Placas Tectônicas e o Terremoto no Japão

tectonicas2.jpg
As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre. Essas placas flutuam sobre o magma que, por possuir consistência fluida, permite que elas se movam. Este movimento é muito lento e imperceptível para os humanos, mas é responsável pelas mudanças no relevo da Terra ao longo de milhões de anos de existência do nosso planeta. A ocorrência de atividade sísmica (terremotos) e vulcões, esta relacionada as regiões próximas aos limites entre as placas tectônicas. A atividade sísmica quando ocorrem no fundo do oceano (maremoto) podem gerar tsunames (ondas gigantescas).
A observação do mapa Placas Tectônicas permite concluir que o Brasil está localizado no centro-leste da placa tectônica sul-americana, logo distante da região de contato com a placa de Nazca (Pacífico), onde a ocorrência de atividade sísmica de grande intensidade é mais frequente.  Portanto, os abalos sísmicos no Brasil, geralmente, são de baixa intensidade, sendo raros aqueles com graus superiores a 4 na Escala Richter, como os ocorridos na costa do Nordeste – CE e RN.
Questão: Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Província de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuízos materiais, além de ceifar vidas. Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonésia, provocando mortes e danos materiais. Em 11 de março de 2011 um terremoto de 9 graus, na costa nordeste do Japão, provocou um tsuname com ondas de 10 metros de altura, resultando em um nível de destruição e mortes jamais imaginados.
Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda:
a) Quais os principais fatores que geram atividades sísmicas no planeta?
b) Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário