Translate

sábado, 26 de março de 2011

Educação no Brasil, um problema social, mas e da sociedade....

Uma vez que os problemas enfrentados pela Escola (acompanhamento e educação básica dada pelos pais) não conseguem ser resolvidos pela própria Escola, nos restam duas saídas, e todas duas tem que partir da própria sociedade: exigir do Estado que os pais assumam a sua parte na educação dos filhos e, a mais difícil, que a sociedade se assuma como responsável pela sociedade futura que será formada e comandada pelas crianças que hoje frequentam (ou não) a Escola.

Nós somos o país do "eu não tenho nada com isso". Quando presenciamos uma criança fazendo algo desrespeitoso, perigoso, fingimos que não estamos vendo nada porque ela "não é nosso filho", "não está dentro dos muros da escola em que eu trabalho" ou, simplesmente, porque "não conheço". E se nossos filhos são corrigidos por terceiros, não admitimos (quem é ele para corrigir meu filho?) e chegamos a brigar feio (afinal, dependendo do motivo, não admitimos nem que o professor o corrija!). Mas nos esquecemos de que, aquela criança será o companheiro de nosso filho, quem sabe até seu chefe, no futuro. 

Não podemos, de maneira alguma, nos responsabilizarmos apenas pelas crianças que estão ligadas a nós de forma direta. Da educação delas vai depender a vida do planeta. E não estou falando da formação acadêmica, mas dos hábitos e costumes, porque estes que irão demonstrar quais os valores adquiridos ao longo do desenvolvimento cognitivo que, por sua vez, irão ditar como e para quê o conhecimento acadêmico será usado.
 
Professora Eunice da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário