Translate

segunda-feira, 21 de março de 2011

Estudo aponta risco de extinção de 75% dos recifes de corais do mundo



 
O trabalho Reefs at Risk Revisit, realizado por mais de 25 organizações ambientais e centenas de cientistas, conclui que 75% dos recifes de coral do mundo estão ameaçados de extinção. A análise trata das ameaças das mudanças climáticas, incluindo o aquecimento dos mares e aumento da acidificação dos oceanos. O relatório mostra que as pressões locais - sobrepesca, desenvolvimento costeiro e poluição - são  os riscos mais imediatos e diretos, ameaçando mais de 60% dos recifes de coral no mundo.
Segundo os cientistas, se nada for feito, o porcentual de recifes ameaçados subirá para mais de 90% em 2030 e para 100% em 2050. "Os recifes de coral são responsáveis por manter estáveis nossos suprimentos alimentares e produzem compostos que podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos para  câncer, doenças cardíacas e HIV. Quando garantimos a preservação dos recifes, garantimos também o futuro dos humanos", explica o cientista marinho sênior da TNC e principal autor do relatório Mark Spalding.
O relatório está sendo lançado pelo World Resources Institute (WRI), juntamente com a ONG The Nature Conservancy (TNC), o Centro WorldFish, a International Coral Reef Action Network, Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN) e o Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário