Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Jovens de Ouro

Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro! - Lamentações 4:2
 
Há alguns anos, quando eu estava começando a ministrar com jovens em situação de risco aqui no Brasil, eu estava dirigindo meu carro quando, de repente, esse versículo veio à minha mente. Em seguida eu senti que o Senhor estava falando comigo através de pensamentos muito claros.
 
Eu comecei a entender a diferença entre um pote ou vaso de ouro, e um que é feito de barro. O pote de barro, depois de ter passado pelo fogo, já assumiu sua forma final. Se aquele pote foi de alguma forma deformado ou distorcido, depois de ter secado não tem mais volta. Não há como o recuperar, a não ser quebrá-lo e começar de novo.
Um vaso de ouro, porém, é ao contrário. Não importa o quanto ele seja deformado, amassado ou sujo, se passar pelo fogo de novo, poderá ser refinado, purificado e reformado.
 
Eu senti que o Senhor continuou falando comigo, com uma seriedade que quase me assustou, dizendo que eu nunca poderia dizer que algum destes jovens era 'caso perdido', e que eu não poderia desistir de nenhum deles porque, mesmo sendo considerados pela sociedade como apenas barro, eles são de fato ouro. Não importa as marcas e as manchas que esta vida tem deixado na vida deles, porque Deus, com o fogo da sua presença, do seu Espírito, sempre pode purificar e recriar qualquer um.
 
Desde aquele dia, eu tenho visto a realidade destas palavras. Eu me lembro de um menino que eu expulsei de nosso projeto no morro aos doze anos de idade por causa do seu mal comportamento, e que logo se envolveu no tráfico, chegando a ser temido por muitos. Alguns anos depois, eu senti que o Senhor quiz eu falasse com ele, pedindo perdão por te-lo expulso 'para sempre', e explicando que Deus não fez isso com ele. Pouco tempo depois, a sua vida foi salva milagrosamente várias vezes, e ele 'caiu na real' e se entregou a Jesus.
 
O versículo anterior, no quarto capítulo de Lamentações, sempre me lembra os jovens que trabalham em boca-de-fumo:
 
Como o ouro perdeu o brilho! Como o ouro fino ficou embaçado! As pedras sagradas estão espalhadas pelas esquinas de todas as ruas. - Lamentações 4:1
 
As pedras sagradas estão espalhadas pelas esquinas de todas as ruas. Pedras preciosas, pedras sagradas, na Bíblia falam de vidas que serão edificadas em uma moradia para o próprio Deus (1 Pedro 2:5). Essas vidas são preciosas, são de ouro. Pode ser que o ouro tenha perdido seu brilho, mas eu tenho certeza que Deus vai restaurar esta geração para sua honra e glória.
 
Eles não são barro, são ouro.
 
Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. - Malaquias 3:3a

Nenhum comentário:

Postar um comentário