Translate

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Desde quando?

O regime democrático nasceu na atenas do seculo 5 a.C, em um formato muito destinto do que conhecemos hoje, sem partidos, jogos políticos, campanhas ou eleições, apenas decisão do povo que tinha em suas mãos as rédias e a responsabilidade pelo próprio destino, a democracia foi batizada pelo democrata Clístenes, este regime teve a duração de 180 anos,  até a derrubada por Alexandre o grande que conquistou a cidade, teve seu formao modificado constantemente, mas nunca se desviou de seu principio central, que era reunir-se para a assembleia a cada 8 dias, não podendo participar mulheres, crianças, escravos e os não cidadões. 
Certos conceitos estão tão ligados ao nosso cotidiano que suas origens acabam se perdendo. Alguns deles são tão presentes e tão reguladores de nossas vidas que consideramos criações da modernidade, quando na realidade, datam de séculos ou até milênios. O regime democrático pode parecer ter surgido pós a derrubada das monarquias absolutistas da europa no século 18, pois é engano nosso, este regime e mais um legado da Grécia antiga.
Via de regra a democracia de hoje da o direito e a obrigatoriedade de votar em um representante ao final de um mandato preestabelecido, ao qual esse foi escolhido entre varias dentro do partido, e tais representantes são atrelados a um partido político, e é a maioria partidária que efetivamente toma a decição em nosso nome. Analisando cruelmente não votamos em quem nós queremos e sim em quem os partidos políticos colocam a frente para ser candidatos. Democracia direta mesmo somente na suíça quem decide sobre leis é o povo através de preblecito, sendo assim o povo tem a ultima palavra sobre questões essenciais.
Os grandes desafios do brasil, essa é uma pergunta bem relevante que deveria ter um peso maior e ter maior atenção dos agente políticos, via de regra sou municipalista, devendo um administração municipal ter a maior fatia dos impostos para investimento em todas as áreas necessárias, pois é ali que realmente se vê o que é necessário para a mudança do nosso Brasil, por outra lado teria o poder judiciário um maior controle e coibir os mais conhecidos como fraudes e desvio de dinheiro público, deveríamos ter uma reforma em todos os níveis com debates para que a população realmente entenda que é através da política que se inicia uma transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário