Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estratégia e planejamento na Administração



Segundo Fayol (1916), administrar é uma atividade que não pode ser confundida com governar uma vez que a administração está relacionada à organização, comando, coordenação e controle enquanto que a governança consiste em assegurar que as funções essenciais da administração sejam postas em prática. São seis as funções administrativas essenciais, conforme preconiza Fayol (1916): técnica, comercial, financeira, de segurança, de contabilidade e administrativa.

Estratégia é um termo criado pelos antigos gregos e que se relaciona ao mais alto posto na hierarquia militar e pode ser indicado como o comandante-chefe. Assim, é direta a relação entre a proposição da estratégia por aquele que ocupa a mais alta posição numa organização, no caso das empresas o seu presidente e a diretoria. Já, por exemplo, no âmbito da gestão pública municipal, o prefeito e seus secretários. Tanto na gestão privada, quanto na gestão pública, este primeiro escalão é referenciado como o “nível estratégico”. A construção de planos de ação que definem como serão alcançados os objetivos definidos pelo nível estratégico é de responsabilidade do nível intermediário, referenciado como “nível tático”. A implementação dos planos de ação, seu monitoramento e correção ficam a cargo do “nível operacional” (GHEMAWAT, 2000; FERNANDES; BERTON, 2005).
A estratégia relaciona-se às diretrizes determinadas pelo mais alto nível da organização. As diretrizes estratégicas oferecem à organização o rumo que deve tomar. Tem-se desta maneira, a visão que é o objetivo principal a ser atingido e retrata onde a organização deseja chegar; a missão que é a razão pela qual a organização existe e, por fim, seus valores que são os princípios dos quais a organização não abre mão. (FERNANDES; BERTON, 2005; REZENDE,CASTOR).
A administração das organizações públicas está diretamente ligada ao cotidiano do cidadão. Proporcionar condições adequadas de convívio dos cidadãos entre si e com o poder público justifica a realização de um planejamento estratégico com o objetivo de alocar recursos de maneira eficiente e eficaz atendendo prioridades definidas pelo nível mais alto do poder público do município. (REZENDE, CASTOR 2006).


Administração e planejamento estratégico se aproximam e se complementam já que envolvem o pensamento estratégico, sua execução e controle. Como ferramenta utilizada pelas organizações, o planejamento estratégico faz parte da rotina de um administrador, ao mesmo tempo em que envolve as lideranças e os públicos com os quais a organização se relaciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário