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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Violência escolar

A sociedade de uma forma geral exerce um papel fundamental no tocante educação, não apensa a educação formal, como especialmente a formação de valores, a Constituição Federal brasileira laça a todos os cidadãos um elo de compromisso, inclusive o de fiscais dos direitos humanos, nela é abordada a violência seja de que natureza for como; inconstitucional, ou seja, inaceitável.
A violência que se prolifera cada vez mais dentro dos contextos escolares, deve ser tratada com mais afinco, necessitando assim de posturas e ações interventivas, tratando-a desde sua gênese. A prática pedagógica juntamente com o acompanhamento assistencial pode estar ajudando a prevenir atos de violência escolar que por sua vez acaba mantendo influencia em toda sociedade. Uma criança ou adolescente que cometem atos de violência dentro da escola passa a ser visto como um delinqüente, porém poucas vezes se pára para estudar o que esta por traz de tais atitudes, no entanto estudos comprovam que há uma explicação para tudo isso, indicando assim que os esforços aplicados no combate a violência não podem visar apenas o presente, mas tratar desde suas raízes, levando o “delinqüente a refletir sobre suas ações e a conseqüência que esta pode lhes trazer.
Fatores como exclusão social, dificuldades financeiras, inacessibilidade a cultura e ao lazer, desestruturação familiar, estas e outras podem ser a causa de uma criança violenta, e tudo isso pode influenciar em seu processo de aprendizagem escolar, reforçando ainda mais o sentimento de exclusão, de forma a entender que o meio exerce grande influencia no processo ensino-aprendizagem, sendo necessário meios viáveis de promover um resgate destas pessoas e de acordo com estudos realizados o ato de brincar “acesso e prática da recreação” pode ser uma maneira de levá-los a superar o cárcere de suas emoções.

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