Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sérgio Moraes briga com deputado estadual em encontro do PTB



Deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS) desferiu um tapa no rosto do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) durante encontro do partido realizado dia 18 de junho no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Violência urbana, de quem é a culpa? Existem culpados?

A violência urbana é o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violência, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influência política, machismo, discriminação em geral e tantos outros. Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos. Existem autoridades que acreditam na solução da violência por meio de reforço policial, equipamentos de segurança e na invasão de regiões onde o tráfico se localiza, porém tais situações somente geram maiores problemas, pois nessas situações pessoas inocentes que são vítimas dessa situação acabam sendo “confundidas” e condenadas a pagar por algo que não cometeu.

A violência urbana engloba uma série de violências como a doméstica, escolar, dentro das empresas, contra os idosos e crianças e tantos outros que existem e que geram esse emaranhado que se tem conhecimento. Inúmeras são as idéias e os projetos feitos para erradicar a violência urbana, porém cabe a cada cidadão a tarefa de se auto-analisar para que a minúscula violência que se tem feito seja eliminada a fim de que grandes violências sejam suprimidas pela raiz.

Marcos Tunnermann

terça-feira, 31 de maio de 2011

Juiz nega Justiça Gratuita para garoto, mas desembargador reverte a decisão

É simplesmente emocionante a decisão de um desembargador do Tribunal de Justiça e São Paulo. Um garoto pobre, que perdeu o pai em um acidente de trânsito pediu ajuda da Justiça Gratuita, mas um juiz negou. A negativa por si só já comove, principalmente pela falta de humanidade. Só que, a decisão de um desembargador é ainda muito mais emocionante


Decisão do desembargador José Luiz Palma Bisson, do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferida num Recurso de Agravo de Instrumento ajuizado contra despacho de um Magistrado da cidade de Marília (SP), que negou os benefícios da Justiça Gratuita a um menor, filho de um marceneiro que morreu depois de ser atropelado por uma motocicleta. O menor ajuizou uma ação de indenização contra o causador do acidente pedindo pensão de um salário mínimo mais danos morais decorrentes do falecimento do pai.
Por não ter condições financeiras para pagar custas do processo o menor pediu a gratuidade prevista na Lei 1060/50. O Juiz, no entanto, negou-lhe o direito dizendo não ter apresentado prova de pobreza e, também, por estar representado no processo por "advogado particular".
A decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a partir do voto do desembargador Palma Bisson é daquelas que merecem ser comentadas, guardadas e relidas diariamente por todos os que militam no Judiciário.

Transcrevo a íntegra do voto:
"É o relatório. Que sorte a sua, menino, depois do azar de perder o pai e ter sido vitimado por um filho de coração duro - ou sem ele -, com o indeferimento da gratuidade que você perseguia. Um dedo de sorte apenas, é verdade, mas de sorte rara, que a loteria do distribuidor, perversa por natureza, não costuma proporcionar. Fez caber a mim, com efeito, filho de marceneiro como você, a missão de reavaliar a sua fortuna.
 
Aquela para mim maior, aliás, pelo meu pai - por Deus ainda vivente e trabalhador - legada, olha-me agora. É uma plaina manual feita por ele em paubrasil, e que, aparentemente enfeitando o meu gabinete de trabalho, a rigor diuturnamente avisa quem sou, de onde vim e com que cuidado extremo, cuidado de artesão marceneiro, devo tratar as pessoas que me vêm a julgamento disfarçados de autos processuais, tantos são os que nestes vêem apenas papel repetido. É uma plaina que faz lembrar, sobretudo, meus caros dias de menino, em que trabalhei com meu pai e tantos outros marceneiros como ele, derretendo cola coqueiro - que nem existe mais - num velho fogão a gravetos que nunca faltavam na oficina de marcenaria em que cresci; fogão cheiroso da queima da madeira e do pão com manteiga, ali tostado no paralelo da faina menina.
 
Desde esses dias, que você menino desafortunadamente não terá, eu hauri a certeza de que os marceneiros não são ricos não, de dinheiro ao menos. São os marceneiros nesta Terra até hoje, menino saiba, como aquele José, pai do menino Deus, que até o julgador singular deveria saber quem é.
 
O seu pai, menino, desses marceneiros era. Foi atropelado na volta a pé do trabalho, o que, nesses dias em que qualquer um é motorizado, já é sinal de pobreza bastante. E se tornava para descansar em casa posta no Conjunto Habitacional Monte Castelo, no castelo somente em nome habitava, sinal de pobreza exuberante.
Claro como a luz, igualmente, é o fato de que você, menino, no pedir pensão de apenas um salário mínimo, pede não mais que para comer. Logo, para quem quer e consegue ver nas aplainadas entrelinhas da sua vida, o que você nela tem de sobra, menino, é a fome não saciada dos pobres.
 
Por conseguinte um deles é, e não deixa de sê-lo, saiba mais uma vez, nem por estar contando com defensor particular. O ser filho de marceneiro me ensinou inclusive a não ver nesse detalhe um sinal de riqueza do cliente; antes e ao revés a nele divisar um gesto de pureza do causídico. Tantas, deveras, foram as causas pobres que patrocinei quando advogava, em troca quase sempre de nada, ou, em certa feita, como me lembro com a boca cheia d'água, de um prato de alvas balas de coco, verba honorária em riqueza jamais superada pelo lúdico e inesquecível prazer que me proporcionou.
 
Ademais, onde está escrito que pobre que se preza deve procurar somente os advogados dos pobres para defendê-lo? Quiçá no livro grosso dos preconceitos...
Enfim, menino, tudo isso é para dizer que você merece sim a gratuidade, em razão da pobreza que, no seu caso, grita a plenos pulmões para quem quer e consegue ouvir.
Fica este seu agravo de instrumento então provido; mantida fica, agora com ares de definitiva, a antecipação da tutela recursal.
 
É como marceneiro que voto.
JOSÉ LUIZ PALMA BISSON - Relator Sorteado"

sábado, 21 de maio de 2011

Blog do Jeferson

E eu que sou bobo...


E se o dinheiro foi sacado e aí mora a suspeita do Coaf? Então não foi para o patrimônio do dono da empresa, mas pode ter ido para a campanha. Eu que sou bobinho já percebi que é aí que a porca torce o rabo.

Blog do Jefferson

O que a grande mídia e parte da oposição deseja é encurralar a própria Dilma. Lendo, pelo que vazou nos jornais, o movimento das contas da consultoria de Palocci percebe-se que o grosso foi ganho no período da eleição passada. Ademais, a conta não está fechando: foram R$ 7,4 mi gastos em imóveis, mas algo em torno de R$ 20 mi recebidos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel



Amanda Gurgel, professora de português da rede pública do Rio Grande do Norte, virou nos últimos dias uma "celebridade" na internet depois que o vídeo com seu discurso na Assembléia Legislativa daquele estado, feito em audiência pública na semana passada, foi postado na rede. No seu pronunciamento, Amanda resume a situação da vida de um professor de escola pública em três algarismos: nove, três zero. "São os números do meu salário: R$ 930", discursou a professora. A secretária da educação do estado, Betânia Ramalho, se disse solidária à posição da professora. "Que grito de indignação desperte a sociedade por um novo projeto de educação para o país", afirmou a secretária.

No discurso para os deputados estaduais, a professora criticou a política educacional do governo. Ela fez um apelo aos deputados potiguares: "Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula. Porque não tem condição de ter qualidade em educação com professores tendo de multiplicar o que ganha trabalhando em três horários em sala de aula: R$ 930 de manhã, R$ 930 à tarde e R$ 930 à noite".

"Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? Não posso, não tenho condições. Muito menos com o salário que recebo"

Amanda Gurgel, professora de português

Mulher vai processar creche onde filha de 2 anos sofreu várias mordidas

Uma criança de 2 anos foi mordida em uma creche municipal, na capital mato-grossense, na última segunda-feira (16), e a mãe registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica). A criança também foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Os ferimentos foram causados na Creche Santa Inês, no bairro Poção.

A secretária Fátima Santana Moreira, de 38 anos, conta que está em estado de choque até agora. "Ligaram para mim na segunda-feira, dizendo que minha filha havia sido mordida na bochecha, mas que estava tudo bem com ela", explica. "Quando eu cheguei em casa, tirei as roupas dela e vi que os ferimentos não eram apenas no rosto, mas pelo corpo todo", conta a mãe,  ainda assustada

Comentário Luiz Carlos Prates"Ronaldinho Gaúcho"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Coluna Publicada no Jornal O Minuano.


GESTÃO EM FOCO – Marcos Tünnermann

AGRADECIMENTO
À direção deste meio de Comunicação, em ceder este espaço para estabelecer com os leitores um diálogo que proporcione maior esclarecimento dos atos da Prefeitura e Câmara de Vereadores, com suas ações, erros, e também, seus acertos.
INFORMAÇÃO
No dia 3 de março protocolei no Ministério Público de Estância Velha um requerimento sob o Nº46/11-PJEV/DC, solicitando informações com relação à prática da CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA nas escolas de Educação Infantil (antigas creches). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de Nº 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, ordena em seu Art. 4, Parágrafo IV, que o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade seja GRATUITO.
INFORMAÇÃO 2
Ao realizarem a rematrícula da Educação Infantil, os pais precisavam apresentar o contracheque para garantir a vaga de seu filho, e com a vaga confirmada, ganhavam de presente um CARNÊ DE CONTRIBUIÇAO ESPONTÂNEA para “colaborar” ao longo do ano. Porém, muitos pais não podiam contribuir, colocando em risco o orçamento familiar.
INFORMAÇÃO 3
Confira a resposta da secretária de Educação, Marly Arigony:
“Hoje, com certeza, o município de Estância Velha não precisa de nenhum tipo de contribuição para gerir o atendimento educacional em nossas instituições municipais, pois que os 25% do orçamento anual dos cofres municipais (Fundeb + impostos) são suficientes para pagamento dos profissionais da Educação, manutenção predial, alimentação escolar, saídas de estudo, equipamentos, e modernização.”
Relata, ainda, que esta prática acontecia em nosso município até o final de 2010, quando, por ocasião das rematrículas, recomendou às diretoras que não continuassem com o procedimento, uma vez que a carteira de trabalho dos pais é o documento que confirma o contrato de trabalho dos mesmos, quesito importante dado à demanda na lista de espera na Educação Infantil.
INFORMAÇÃO 4
“A contribuição espontânea é saudável e faz bem para o espírito de um cidadão do bem”. Para esclarecer a palavra “espontânea”, no dicionário Aurélio, “não aconselhado, nem forçado; feito ou dito de livre vontade”.
Espero que esta informação seja repassada a todos os pais que têm a oportunidade de ter seu filho na Educação Infantil, pois não podemos mais admitir cobranças indevidas. Devemos esquecer aquela frase tão popular: “Eu pago, pelo menos meu filho tem vaga”. É direito constitucional a gratuidade.
PERGUNTAR NÃO FAZ MAL À SAÚDE
Quando a comunidade escolar vai ter a oportunidade de eleger sua Direção? Pois está tramitando no Legislativo projeto de autoria do vereador Luiz Carlos Alvarez de Souza, Toquinho (PT), para eleição direta da direção escolar. Aguardamos, para a inicialização da democracia participativa escolar.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Instalada em 13 de abril 2011 uma comissão na Câmara Federal para analisar a proposta de política educacional para o decênio 2011-2020.
Quando teremos um Plano Nacional de Valorização do Professor?
A desvalorização faz com que muitos profissionais da Educação desistam de sua atividade. A questão salarial é uma das bandeiras que deve ser revista urgentemente; caso isso não ocorra, em menos de uma década teremos um colapso na Educação por falta de professores. Vejam o salário base de algumas administrações para o professor de 20 horas: na cidade de Júlio de Castilhos = R$ 217,00; Tenente Portela = R$ 376,00; Pelotas = R$ 312,22. Em Estância Velha, o salário é um dos mais baixos do Vale dos Sinos. (Dados fornecidos pela FEMERGS, junto aos departamentos de Recursos Humanos das prefeituras). Isso é uma VERGONHA!!!

Governo do Estado lança Gabinete Digital dia 24.

O governo do Estado lança na próxima segunda-feira, dia 24, o Gabinete Digital, uma ferramenta que pretende estimular uma nova cultura de participação na gestão pública por meio de um canal de diálogo e colaboração com a sociedade. Segundo os idealizadores do projeto, a ideia é inspirada em iniciativas como o e-Sergipe, do governador Marcelo Deda, as audiências digitais promovidas pelo governador Cid Gomes, no Ceará, e as experiências de Barack Obama, nos Estados Unidos.

O Gabinete Digital quer, entre outros objetivos, “potencializar a repercussão pública de algumas ações de governo”, como é o caso das interiorizações e das edições de O Governo Escuta. A participação do público via internet deve ser intensificada nesses eventos. Além disso, deve ser viabilizado um canal direto com o governador Tarso Genro.

o governador Marcelo Deda, as audiências digitais promovidas pelo governador Cid Gomes, no Ceará, e as experiências de Barack Obama, nos Estados Unidos.

O lançamento do Gabinete Digital e do site deste novo espaço de comunicação (www.gabinetedigital.rs.gov.br) está marcado para às 17 horas, no Palácio Piratini. O evento será transmitido ao vivo pelo site do Gabinete

Justiça acolhe denúncia de espionagem durante governo Yeda

 Fonte: Aqui

O juiz Fernando Alberto Corrêa Henning, da 3ª Vara Criminal de Canoas, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra César Rodrigues de Carvalho (sargento da Brigada Militar), Ricardo Luís Lied (ex-chefe de gabinete da ex-governadora Yeda Crusius) e Frederico Bretschneider Filho (tenente-coronel da reserva e ex-assessor de gabinete da ex-governadora) por acesso ilegal ao Sistema de Consultas Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 No mesmo ato, recebeu também denúncia contra o sargento César, acusado de ter exigido propina de um dono máquinas caça-níquel.
Henning manteve o decreto de sigilo sobre o processo, destacando que os autos contém conversas telefônicas interceptadas e dados bancários e fiscais de um dos acusados, sendo essas informações protegidas por lei. A partir de agora, será instaurado processo judicial para apurar a denúncia.

No esquema, que envolve recebimento de propina e espionagem, o sargento é acusado de acessar dados sigilosos de políticos, jornalistas (entre eles, este blogueiro), advogados, delegados e também de oficiais da Brigada Militar, a mando de Lied e do tenente-coronel da reserva. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

sábado, 30 de abril de 2011

Como usar tecnologia para promover mais estudo entre os alunos

Já virou lugar-comum afirmar que os jovens de hoje são hiperconectados, que vivem online e que estão sempre com seus amigos na rede. Os professores, muitas vezes, sentem-se acuados, acreditando que vivem em um mundo à parte dos alunos, no qual não conseguem entrar. Ou, por outro lado, tentam se relacionar com seus alunos nas redes sociais (como Orkut e Facebook) ou por comunicadores instantâneos (MSN e Skype, entre outros), para se aproximarem mais dos alunos.

     Na verdade, professores, assim como qualquer pessoa, têm todo o direito de decidir legitimamente se querem entrar em redes sociais ou não, e se querem falar com tal pessoa em determinado momento por meio do comunicador instantâneo, ou não. Não precisam sentir-se intimidados por não estarem nas redes sociais, nem obrigados a se comunicar com seus alunos nas horas vagas por esse meio. Por outro lado, se gostarem, podem se encontrar com os alunos ali, lembrando que tudo o que registrarem na internet para seus alunos não será lido como postagem de qualquer pessoa, mas de um professor. Portanto, cuidado com o que se diz aos alunos na web!

     Mais do que discutirmos longamente se devemos ou não nos comunicar com os alunos no espaço virtual ao qual estão acostumados, seria relevante levantar bons motivos para um professor fazer isso. Ou seja: devemos observar se esse contato com os alunos promove mais estudo e aprendizagem, que é o que um professor deve promover quando interage com seus alunos.
     Existem muitas maneiras de promover mais estudo por meio da internet, que os jovens adoram e que, consequentemente, é o espaço em que podemos encontrá-los com muita facilidade fora do horário da aula. Professores podem abrir canais online, no mínimo, para sugerir materiais de consulta. Para tanto, podem criar um site, um blog ou usar as famosas redes sociais e comunicadores instantâneos. Cada professor pode fazer o que preferir.

     Fazendo isso, o professor pode exercer sua função docente, com muito conforto, competindo legitimamente pelo tempo dos alunos na rede. Quais seriam as vantagens disso? Tomando a si a tarefa de recomendar conteúdos aos seus alunos, o professor consegue direcioná-los a materiais de melhor qualidade, e ainda acrescentar seus próprios comentários sobre os links recomendados.

     Por incrível que pareça, alunos tendem a gostar das recomendações de professores quando se tratam de materiais da rede. Os pais dos alunos também confiam nos professores quando o assunto é internet e se sentem seguros quando sabem que seus filhos estão acessando material indicado pelos seus mestres. Além de direcionar os alunos a materiais de qualidade, essa prática também tem a vantagem de incentivar que eles leiam mais, que se dediquem a tarefas mais relevantes do que puramente ao lazer e relacionamento social na rede. Como não há limite de tempo e de espaço na internet, o professor também pode indicar conteúdos indiretamente relacionados com a sua disciplina ou, simplesmente, interessantes.

     Com essa prática, o professor mostra aos alunos que está atualizado, que está na rede, e que sabe o que se passa ali. Ele também encontra os alunos exatamente onde eles passam a maior parte dos seus dias. Vale a pena. Afinal, uma das maiores vantagens da internet para a aprendizagem é que ela amplia o tempo de estudo de muita gente. Vamos aproveitar essa vantagem!

     Texto de Betina Von Staa, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ela também será uma das palestrantes do 18º Educador (Congresso Internacional de Educação), programado para maio, em São Paulo (SP), cujo tema de abordagem será “Analfabetos Digitais Funcionais? A Formação de Professores e o Trabalho com as Tecnologias e Mídias Educacionais”.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marina no RS - Encontro de Marina com integrantes do Movimento de Transição Democratica RS


Confirmado a presença de Marina Silva com a caravana democrática em Porto Alegre dia 30/04 as 14hs na sala Ana Terra na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

terça-feira, 26 de abril de 2011

Todos podem ser salvos


 - A segurança dos que acreditam em Deus
.
Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu julgo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11.28-30.
Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração crêres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10.9.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5.24.
Estas coisas vos escrevi a vos, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna que creiais no nome do Filho de Deus. I João 5.13.
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20.31.

Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3.20.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10.13

- Convite Especial
 .
"Senhor Jesus, eu aceito, e o confesso neste momento, como meu único Senhor e suficiente Salvador. Perdoa os meus pecados, e me lave no teu sangue purificador. Eu abro o meu coração para crer em ti. Venha, e trabalhe em minha vida, pois eu preciso do Senhor! Escreva o meu nome no livro da vida, onde ninguém jamais poderá apagá-lo. Ajude-me a buscá-lo, e a seguir os teus ensinamentos, para que eu possa sempre estar na Sua presença e agradá-lo. No teu nome, Senhor Jesus, eu oro e agradeço. Amém".

Procure uma igreja que pregue a verdade da Bíblia Sagrada, onde você se sinta bem e sinta a presença de Deus, e passe a frequentá-la. Tenha em seu coração: Tudo é possível ao que crê!

Receba Jesus em sua vida neste momento! Ele morreu em seu lugar, para te salvar da condenação eterna. A Bíblia diz que se nós O confessarmos com os nossos lábios como Senhor e Salvador, e em nosso coração crermos no que Ele fez por nós, seremos salvos. Não deixe esta oportunidade passar. Deus ama você, e quer poder estar próximo de você! Faça esta oração de todo o seu coração:

porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16.
 

Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
.
.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3.23.
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3.10.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.23.
.
  
 
 

- Todos somos pecadores

. - O remédio de Deus para o pecado

terça-feira, 19 de abril de 2011

Kit Gay para crianças: Bancada evangélica tenta impedir, mas decisão pode ficar com a presidente Dilma.


Os 71 integrantes da Bancada Evangélica se articulam para fazer barulho no Congresso e barrar no Legislativo e no Executivo propostas polêmicas para a comunidade religiosa.

O mote da primeira mobilização da frente no governo Dilma Rousseff nasceu da proposta de distribuição de um kit de cartilhas e DVDs contendo informações sobre o universo homossexual juvenil. O material deve ser levado a 6 mil escolas da rede pública parceiras do programa Mais Educação. A iniciativa partiu da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC).O objetivo do kit é combater o comportamento homofóbico nas escolas e reduzir a incidência de bullyng (perseguição) entre jovens que manifestam interesse afetivo por pessoas do mesmo sexo.

 O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também integra a frente religiosa, afirma que a reação à política não se caracteriza como homofobia. "Sou a favor do combate à homofobia. Só não se pode transformar certas situações em apologia."

Em um dos vídeos do kit, o estudante José Ricardo vai a escola com roupas e cabelo femininos. Ele é apresentado como jovem travesti conhecido como Bianca e os professores o chamam pelo nome feminino. A escolha do banheiro masculino é um dilema na vida do rapaz. Além do filme Encontrando Bianca, o kit aborda o universo homossexual de duas estudantes.





sexta-feira, 15 de abril de 2011

Frase do dia.

Estamos criando um geração que em sua grande parcela são adultos mimados, despreparados para enfrentar problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos, e pior, dotados de uma certeza delirante;

O MUNDO LHES DEVE ALGO.

O que é Cidadania?

 A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O poder da Visão.

O Papel E Atribuições Do Coordenador Pedagógico Dentro Da Escola

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política,social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.

Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

De acordo com o CEE, , "a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."

Já segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas  ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição."
Partindo desse pressuposto, podem-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.

Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo do grupo para qualificação continuada desses sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.

Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.

As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.

Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e faborece a constituição como pessoas.

Na parceria escola X família, esse peofissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispenásavel e intransponível.

Como ressalta Alves(apud Reis,2008) "homens que através de sua ação transformadora se transformam.É neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam oa mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é  papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se iincentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.

Os órgãos colegiados são espaços que proporcionam essa formação à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação e direção, ocasionem transformações significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas funções.
Apesar das inúmeras responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.

Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua prática.

Muitas vezes, a escola e o coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes, principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.

O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Auxílio-reclusão, quem fez esta lei por favor!!!!!!

O auxílio-reclusão foi instituído pela lei n° 8.213, de 24 de junho de 1991. É concedido apenas se o requerente (preso em regime fechado ou semiaberto) comprovar sua condição de segurado, ou seja, desde que tenha exercido atividade remunerada que o enquadre como contribuinte obrigatório da previdência social. O detento pode, no entanto, trabalhar na prisão e contribuir como segurado do tipo contribuinte individual sem tirar dos dependentes o direito ao auxílio-reclusão. O valor é dividido entre os beneficiários — cônjuge ou companheira(o), filhos menores de 21 anos ou inválidos, pais ou irmãos não-emancipados menores de 21 anos ou inválidos — e não varia conforme o número de dependentes do preso. Se falecer, o benefício se converterá automaticamente em pensão por morte.

O dependente deve comprovar trimestralmente a condição de presidiário do segurado. Se houver fuga, o benefício será suspenso e somente restabelecido se, quando da recaptura, o segurado ainda tiver vínculo com o INSS (manutenção da qualidade de segurado). O auxílio-reclusão é pago para os dependentes do segurado que ganhava, antes da prisão, até 810 reais (valor de 2010).[3] Outra exigência é que o preso não esteja recebendo remuneração de empresa, auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço

Ordem gaúcha cria Projeto de Transparência

A iniciativa tem como objetivo principal identificar e acompanhar a situação carcerária no RS
 O coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Breier, presidiu reunião realizada nesta segunda-feira (11), com os membros da CDH, Rodrigo Puggina, Simone Schroeder e Rodrigo Rosa, com a finalidade de discutir o monitoramento do sistema prisional. No encontro, que ocorreu na sede da Ordem gaúcha, foi criado o Projeto de Transparência Carcerária, que, por designação de Breier, será coordenado por Simone e Rosa.